Empresas Randon conquistam prêmio Top Ser Humano com programa de inovação

Com o Randon Exo, as Empresas Randon estabeleceram uma nova forma de conexão com o ecossistema de inovação
Updated on
10/09/2019

As Empresas Randon estão entre as vencedoras do prêmio Top Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), na categoria Organização. O reconhecimento será entregue em Porto Alegre, em 2 de outubro. A empresa receberá o reconhecimento pelo case “Randon ExO - a disrupção para transformar a cultura por meio das pessoas”, que relata o trabalho da primeira edição da iniciativa, ocorrida entre 2017 e 2018. Com o Randon Exo, as Empresas Randon estabeleceram uma nova forma de conexão com o ecossistema de inovação, buscando em startups soluções para demandas de back office em startups, ao mesmo tempo em que fomentaram na organização o desenvolvimento e a discussão sobre novas formas de trabalho. A iniciativa está ajudando a acelerar as transformações organizacionais necessárias para atender aos desafios da economia atualmente e para o futuro.

O movimento da ExO foi uma iniciativa protegida do dia-a-dia das Empresas Randon. Um grupo multidisciplinar atuou na OCA Brasil Innovative Hub (um hub de inovação em Caxias do Sul), com autonomia de agenda, reporte mensal a um comitê de gestores e suporte para os times dos projetos. Sua missão foi introduzir no ambiente das empresas uma nova forma de trabalho conectada a esse novo mundo e a novos modelos, dentre eles o de startups, com foco nas pessoas das Empresas Randon.

 

Nesse período, foram desenvolvidas sete estratégias de soluções de back office para todas as empresas. A célula buscou soluções ágeis para serem testadas rapidamente e que representassem ganhos de produtividade. A primeira resultou na atual Página de Carreiras das Empresas Randon, desenvolvida em parceria com a startup Gupy. Ela transformou em digital todo o processo de recrutamento e seleção da companhia e serviu como modelo e experiência para pensar projetos de forma diferente. Além desta, foram implantadas outras soluções, como uma plataforma de educação online e outra que alinhou o sistema de compra de passagens, reservas de hotéis e prestação de contas dos profissionais das Empresas Randon.

 

Embora as soluções tenham trazido ganhos e agilidades – a Página de Carreiras, por exemplo, trouxe uma redução de 30% nas despesas com recrutamento e seleção – para o diretor de Planejamento e RH das Empresas Randon, Daniel Ely, pos principais ganhos estão relacionados à cultura organizacional. “O Randon ExO foi uma disrupção na nossa forma de atuação se observarmos o âmbito interno e as formas de trabalho até então já estabelecidas nas Empresas Randon. Foi a primeira vez que a companhia afastou profissionais do seu dia-a-dia para agilizar a busca por soluções, dando uma autonomia muito grande, mas também desafios na mesma proporção. A agilidade com que encontramos soluções que geraram resultados e ganhos para a organização contribui para promover mais movimentos que apoiem a transformação digital necessária”, explica Ely.

 

A Randon Exo está na sua terceira turma, e hoje integra um dos programas do Instituto Hercílio Randon, instituição privada e sem fins lucrativos que tem como objetivo principal apoiar todas as unidades das Empresas Randon no fortalecimento da cultura de inovação. A terceira edição do Randon Exo, que iniciou em agosto, contempla pela primeira vez profissionais das nove unidades diretamente controladas pelas Empresas Randon, totalizando 15 pessoas.